segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Octoberfest Dublin

Para entrar no clima, já que estou embarcando para Berlin em algumas horas, vou postar as fotinhos da "Octoberfest de Dublin", modesta porém divertida, patrocinada pela cerveja alemã Paulaner. Demos uma passadinha lá ontem no final da tarde.






quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Once

Hoje vou recomendar um filme que, vergonhosamente, só fui tomar conhecimento há uma semana. Apesar do pouco investimento, ele levou o Oscar em fevereiro de 2008 em um dos quesitos que os Irlandeses mais se orgulham, a música. A letra é de autoria dos músicos Glen Hansard e Marketa Irglova, que foram os protagonistas da história gravada aqui mesmo em Dublin.
As vidas de um músico de rua irlandês e de uma pianista Tcheca se cruzam em uma das mais famosas ruas da cidade, a Grafton Street. O resultado é uma bela história e uma música mais bela ainda. Recomendo a todos que tem curiosidade sobre a cultura daqui.

Confira o trailer e a música:


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Últimos dias de sol...

O frio está voltando aos poucos. Já é complicado acordar cedo e enfrentar a brisa gelada de Dublin. Tirando o primeiro mês de Irlanda, posso dizer que aproveitei climas mais agradáveis do que eu esperava até aqui. Dias longos e alguns até ensolarados. A instabilidade do tempo aqui é o que chateia. Chuva, frio, sol, nuvens, tudo num mesmo dia.
Mas já que o tão temido inverno irlandês está se aproximando (as pessoas começam a estocar batatas, lenha, cópias de filmes piratas, água e barris de Guinness :p ), vou postar alguns dos últimos registros desses momentos de sol.







sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tratado de Liboa

* Texto meu, no site da Zero Hora.com:

Irlandeses vão às urnas para responder sim ou não à ratificação do Tratado de Lisboa

O futuro da União Européia estará nas mãos dos irlandeses pela segunda vez. Nesta sexta-feira mais de 3 milhões de pessoas vão às urnas para responder sim ou não à ratificação do texto do Tratado de Lisboa, finalizado em 2007, que define novas diretrizes para atuação da União Européia sobre os 27 países participantes do grupo. No ano passado, a Irlanda, único país que segundo a Constituição local exige consulta popular, disse não ao acordo e desde então sofre pressão de líderes da União, que precisam da aceitação de todos os países para que o tratado entre em vigor.

Após a rejeição por maioria de 53,4% em junho do ano passado, a União Européia formulou garantias à autonomia da ilha sobre questões como regime fiscal, proibição do aborto e direitos trabalhistas, que não estavam claras no referendo anterior. Entre as principais bandeiras dos partidários do sim é de que a Irlanda, que passa por uma de suas maiores crises economicas, depende financeiramente do resto da Europa, e que uma segunda rejeição poderia acarretar problemas com possíveis investidores.

Segundo pesquisa apresentada ontem pelo principal jornal do país, Irish Times, 48% dos eleitores estão apoiando o Tratado contra 33% que devem votar não e 19% de indecisos. O resultado do referendo deve ser divulgado neste sábado. Caso seja aceito, alguns pontos da Constituição irlandesa devem ser modificados para abrigar o texto do Tratado.

Confere aqui