sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tratado de Liboa

* Texto meu, no site da Zero Hora.com:

Irlandeses vão às urnas para responder sim ou não à ratificação do Tratado de Lisboa

O futuro da União Européia estará nas mãos dos irlandeses pela segunda vez. Nesta sexta-feira mais de 3 milhões de pessoas vão às urnas para responder sim ou não à ratificação do texto do Tratado de Lisboa, finalizado em 2007, que define novas diretrizes para atuação da União Européia sobre os 27 países participantes do grupo. No ano passado, a Irlanda, único país que segundo a Constituição local exige consulta popular, disse não ao acordo e desde então sofre pressão de líderes da União, que precisam da aceitação de todos os países para que o tratado entre em vigor.

Após a rejeição por maioria de 53,4% em junho do ano passado, a União Européia formulou garantias à autonomia da ilha sobre questões como regime fiscal, proibição do aborto e direitos trabalhistas, que não estavam claras no referendo anterior. Entre as principais bandeiras dos partidários do sim é de que a Irlanda, que passa por uma de suas maiores crises economicas, depende financeiramente do resto da Europa, e que uma segunda rejeição poderia acarretar problemas com possíveis investidores.

Segundo pesquisa apresentada ontem pelo principal jornal do país, Irish Times, 48% dos eleitores estão apoiando o Tratado contra 33% que devem votar não e 19% de indecisos. O resultado do referendo deve ser divulgado neste sábado. Caso seja aceito, alguns pontos da Constituição irlandesa devem ser modificados para abrigar o texto do Tratado.

Confere aqui

Nenhum comentário: