domingo, 17 de maio de 2009

Poupando em Dublin

Pois bem. Falar de grana sempre é um assunto que rende. Antes de embarcar pesquisamos muito sobre valores e viemos preocupados com o custo de vida da Irlanda, que está entre os mais altos da Europa, mas que em compensação tem um dos melhores salários. Ouvimos falar dos baixos preços das roupas - e nos surpreendemos - e nos preocupamos, em vão, com o custo da comida. Vou explicar.
Depois de alguns dias vivendo por aqui aprendemos a poupar. É uma tática inteligente, e essencial, para quem ainda não conseguiu emprego. Vai umas dicas:

No supermercado
A regra aqui é pesquisar. Existem dois principais supermercados populares em Dublin. Tesco e Lydl. O segundo é ainda mais popular, parece um grande atacado, com os produtos expostos dentro das caixas. O Tesco é o mais famoso e ainda não descobrimos o que ele não é capaz de produzir. Praticamente todas as variedades de produtos têm opção com a marca da loja, com preços que podem chegar a menos da metade dos produtos de marca, e que, tirando algumas exceções, também são de qualidade. O importante é não cair nas tentações que enchem os olhos e procurar as barganhas nas prateleiras mais baixas. As promoções para levar em mais quantidade também valem muito a pena. Se você for resistente, com cerca de 10 euros por semana é possível comer bem e comprar os produtos básicos.

Roupas e acessórios
Penney's é a palavra chave. Ou melhor a loja chave. Lembrando que o post é sobre poupar, não vou levar em conta muita qualidade nesse quesito. Sim, tem outras lojas que vendem roupas com preços acessíveis comparados aos do Brasil, mas a Penney's é a mais popular. É possível compará-la as nossas C&A e Renner, mas com preços ainda mais ridiculamente baixos. Em promoções podemos comprar uma jaqueta reforçada e bonita de inverno, que no Brasil não sairia por menos de R$ 100 por 7 euros. Camisetas, pijamas, blusas, por 5 ou 6 euros. Bolsas por 10 euros. Enfim, para uma emergência na chegada a Penney's pode ser muito útil mesmo.

Calçados
Sapatos são carinhos por aqui. Ao menos que você não queira comprar algo "descartável" na loja que comentei acima, terá que desembolsar mais de 50 euros para comprar uma bota de qualidade ou 80 euros por um tênis.

Cama e banho
Se existe uma coisa que não dá para trazer na mala é o nosso querido edredom. Muito menos o travesseiro e o conjunto de lençóis dos Ursinhos Carinhosos que sua mãe deu quando você tinha 5 anos. Desapegue! Isso não é caro. Na Guineys, edredom (em inglês, duvet) king size você encontra por 8 euros. Uma capa para o edredom (duvet cover) sai por cerca de 6. Travesseiro ou toalha de banho tamanho grande? 4 euros.
...

A dica principal para quem chegou há pouco e precisa controlar as finanças para não passar aperto é essa. Também é legal procurar fazer sua própria comida. Comer em restaurantes ou lanchonetes sai caro. E já que as baladas são de graça, aproveite sem moderação, mas não esqueça que fazer o famoso "esquenta" comprando cerveja no super também é uma tática para tempos de crise!

Nenhum comentário: