segunda-feira, 6 de abril de 2009

Devidamente legalizados

O último passo para legalizar o meu visto de estudante na Irlanda foi concluído nessa manhã. Agora tenho em mãos a carteirinha da GNIB (Garda National Immigration Bureau), que é o visto, de um ano. Vou recapitular tudo que eu precisei fazer na imigração até chegar a essa carteirinha:

Na chegada:
- Passaporte,
- Carta de aceitação da escola,
- Carta com endereço de onde vai ficar hospedado,
- Cerca de 2 mil euros* (para quem quer se manter tranquilo por dois meses sem trabalhar), de preferência a maior parte em Visa Travel Money (VTM), que é o cartão mais usado para esse tipo de viagem. Se tiver cartões de crédito internacionais é legal levar também.
- Comprovante de compra da passagem de volta.
- Seguro saúde (não é obrigatório, mas muito recomendável).

*Mil é obrigatório para tirar o visto depois.

Já na Irlanda (Você tem 30 dias para fazer os passos abaixo):
- Abrir uma conta no Banco da Irlanda, em seu nome, com depósito mínimo de mil euros.
- Pedir no banco um extrato (statement) que deve chegar pelo correio (algumas pessoas tiveram problema de atraso, portanto, não conte com esse dinheiro até receber a carta).
- Pegar com a escola (ela DEVE ajudar em todo esse processo) a carta para ir na imigração fazer o visto.
- 150 euros, que devem ser pagos em cartão de crédito, então a dica é deixar no mínimo isso no seu VTM, se não quiser que a conta vá para o Brasil. O cartão da conta no Banco da Irlanda aberto antes não pode ser usado pois é só para saque.

Tendo isso é só ir na Imigração. O processo é tranquilo, mas é preciso chegar cedo para não morgar na fila. Um dos motivos de escolher uma boa escola é que ela é a tua referência para tudo aqui, principalmente no começo, quando tudo parece mais complicado.

Feito tudo pode dormir em paz!

Um comentário:

David Machado disse...

Ola, Sabrina!!!


Tudo bom com você? gostaria se possível que você me respondesse sobre a quantia que voce levou para Dublin, vi que voce colocou no post a quantia de 2000 euros, foi somente isso (voce caso contasse somente com esses 2000 euros, teria que arrumar um emprego ai)? ou voce contava com outras reservas?


Sei que a pergunta é bastate pessoal e fique a vontade em não responder,


Muito Obrigado, pela atenção


David Machado.