terça-feira, 21 de abril de 2009

Howth

Em pouco mais de meia hora, parecia que tinha viajado quilômetros e quilômetros de distância. Howth, uma pequena cidade ao norte do centro de Dublin, impressiona assim que descemos do ônibus. O porto, os barcos, o mar, o farol.

Saimos de casa pouco antes do meio-dia, pegamos o ônibus 31 (também poderia ter sido o 31A ou B) na Eden Quay. A passagem custa 2,10 euros e a viagem dura no máximo 40 minutos.

Originalmente, Howth era uma vila de pescadores mas hoje cresce residencialmente e movimenta turistas atrás das belas paisagens. Assim que chegamos fomos recebidos por gorduchos leões marinhos que se aglomeram na costa e olham para as pessoas como se esperassem pedaços de peixe.

Seguimos para a ponta do West Pier, de onde era possível enxergar o farol e uma ilha logo a fundo, para tirar fotos. No parapeito, os nativos visivelmente branquelos aproveitavam o sol raro que fazia nesse último sábado para lagartear deitados.

E o tempo foi extremanente generoso conosco: fomos bridados com o sol mais forte que já peguei por essas bandas desde que cheguei... consegui inclusive uma desagradável cor-camarão na testa e no nariz... então não se engane, tá frio? Não interessa, queima igual!

Perto dali, passamos por uma barraquinha que vendia sopa de calamari e lula, um cheiro delicioso. Ao ver o grupo falando Português o atendente, um gurizão de 20 e poucos anos, solta a perguntinha clássica: "Também são brasileiros?" Sim, o atendente da barraquinha de comida típica da cidade também era brasileiro. (Tem algum brasileiro no Brasil ainda heim?)

Depois subimos em direção ao morro que costeia a orla por mais de 1Km. Do alto a paisagem é ainda mais deslumbrante. Fizemos toda a trilha na beira do penhasco e, apesar da dor nos pés, valeu pelas fotos maravilhosas que tiramos.

Aproveitar esse clima de praia em um dia raro de sol nesse país que só faz nublar e chover é quase que uma obrigação. Ainda pretendemos voltar lá para conhecer o Howth Castle e o Castle Gardens, que fica mais para dentro da cidade.

Depois do dia de caminhada a recomendação é ir pra casa recuperar as energias!

Nenhum comentário: