terça-feira, 28 de abril de 2009

Profissão Repórter

O programa do meu conterrâneo Caco Barcelos, Profissão Repórter, da Rede Globo, vai mostrar um pouquinho da minha vizinha Irlanda do Norte hoje. O tema não é alegre pois vai mostrar os brasileiros que estavam trabalhando aqui e acabaram tendo que voltar por causa da crise. O tema é a luta por emprego, e também vai mostrar como anda a situação no Brasil.

Parece que a gravação foi feita há uns três meses, quando ainda estava muuuuito mais frio por aqui e as coisas estavam bem mais complicadas para quem estava sem emprego. Mas vou deixar para comentar depois de assistir.
Para quem quiser acompanhar, o programa vai ao ar às 23h25min no Brasil.

Segue o texto retirado do site do programa, que fala do tema desta terça-feira:

Nossa equipe se divide para mostrar a luta do brasileiro por emprego nestes tempos de crise econômica.

Os repórteres Júlia Bandeira e Felipe Gutierrez vão ao centro de São Paulo acompanhar o dia-a-dia de um homem placa, que coleta currículos de desempregados no meio da rua e encaminha às agências. O que há por trás de tantas ofertas e tantos pedidos de emprego?

Os repórteres Caio Cavechini e Thiago Jock registram o dia-a-dia da crise num dos setores mais afetados da economia: a indústria automobilística. Eles acompanham a luta de um empresário para salvar a fábrica de autopeças que demorou 40 anos para construir.

A repórter Mariane Salerno vai ao Vale do São Francisco, principal produtor de frutas do país, retratar o impacto da queda das exportações na vida dos lavradores da região. Já são mais de 10 mil os desempregados no Vale. Mariane acompanha a saga de um deles rumo ao interior de Goiás.

Caco Barcellos acompanha a volta para casa de brasileiros que tentaram a vida na Irlanda do Norte e tentam recomeçar no Brasil com o pouco dinheiro acumulado em anos de trabalho no exterior.

São histórias de luta e superação retratadas ao longo de 3 meses de reportagem. Não perca! Logo depois de Toma Lá, Dá Cá”

3 comentários:

Tiago disse...

Sabrina, como está a procura por empregos ai ? Estou com os mesmos objetivos que os seus.
Queria um emprego para me manter ai, e poder viajar um pouco.

Obrigado

Edu Giansante disse...

Oi Sabrina! Sou o Edu do E-Dublin. O Homero fez um post sobre nossa opiniao quanto a reportagem.. acho que nao foi justo com muitos intercambistas que estao vindo pra cá. Acabou confundindo e causando desespero desnecessario.

Vale lembrar que Gort (que NAO fica na Irlanda do Norte e sim Republica da Irlanda) vivem pessoas sem nenhuma qualificação, que não falam inglês e são ilegais no país. A Poliana, grande amiga ainda complementou "Não possuem PPS e por isto não podem procurar empregos formais. Sendo assim, eles se reunem na tal da Pedra (que existe mesmo) e ficam lá até passar alguém e leva-los para ajudar em algum serviço pesado.

Isto não acontece pela sitação do país, eles se reunem lá porque não tem permissão para trabalhar em empresas e por isto ficam procurando serviços por dia.

Estas pessoas perdem espaço para os brasileiros legais no país que podem ser empregados - caso de intercâmbistas."

Da uma olhada no post depois
http://www.e-dublin.com.br/2009/04/profissao-reporter-de-ontem-minha-visao.html

.sabrinasilveira disse...

Sem duvida concordo contigo plenamente. Fiz o post antes de assistir, e já estou fazendo outro para comentar examente sobre isso.