quarta-feira, 29 de abril de 2009

Oh, oh o tal do emprego

Vou aproveitar a deixa do Profissão Repórter, que eu comentei ontem aqui, para falar de emprego. Em primeiro lugar, só queria lembrar que a situação retratada no progama é bem diferente da minha e da maioria dos jovens que vêm para Irlanda.

Para quem assistiu, aquelas pessoas não estão aqui para aprender inglês ou conhecer a Europa em uma experiência que pode ser um importante upgrade no currículo. São pessoas geralmente com pouca instrução, muitas vezes sem nenhuma noção da língua, que querem enriquecer e voltar para o Brasil com os bolsos forrados. Nada contra, mas esse tipo de trabalho que eles buscam por aqui é geralmente ilegal e temporário (quem vem com visto de estudante têm permissão legal para trabalhar).

O que eu posso dizer é que infelizmente, quem pretende vir para cá com a intenção de ganhar rios de dinheiro pode estar fazendo um mal negócio. Realmente, hoje, com a diminuição das horas de trabalho, conseguir um emprego que pague as contas (aluguel, comida, telefone) e sobre um pouquinho no final do mês já é uma conquista. E é possível.

Depois do final do inverno, as ofertas de vagas estão aumentando e já podemos ver, tímidas, as benditas plaquinhas de "precisa-se de funcionário". O problema, é claro, é a concorrência. Há muitas pessoas desempregadas, principalmente imigrantes. Então, se o seu inglês não é dos melhores, certifique-se de trazer uma reserva maior para ter tempo de se adaptar e aprender um pouco mais.

Desde que cheguei, em início de março, já fiz várias entrevistas, inclusive na área, e estou fazendo testes. O melhor é manter a calma e não desistir de procurar... e-mail, sites de empregos, entregar pessoalmente, indicação, não importa. Não tem receita para conseguir. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Eu mesma adotei a tática de não ouvir a opinião de mais ninguém... estou construindo a minha própria...

Nenhum comentário: