terça-feira, 3 de março de 2009

Éire



Estava pesquisando algumas informações sobre o meu destino e lembrei das pessoas que respondem: "onde?", quando eu falo que vou pra Dublin. Realmente não é o lugar que está no topo das opções para quem vai estudar no exterior, mas está ganhando muitos adeptos de uns tempos pra cá.

Então, vou resumir alguns pontos importantes e curiosidades que achei no Wikipédia sobre esse país:
*

Politicamente, a Irlanda é dividida em:

República da Irlanda (onde eu estarei), com sua capital estabelecida em Dublin e que cobre cinco sextos da ilha. Irlanda e Éire são os nomes oficiais do estado - em inglês e em irlandês respectivamente - enquanto a República da Irlanda e sua descrição oficial. Ela é chamada de "o sul" ou "a República" por muitos moradores da Irlanda do Norte.

Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast e que faz parte do Reino Unido, é também conhecida como "o norte" pelos nacionalistas e moradores da República da Irlanda, "os seis estados" pelos nacionalistas e "Ulster" pelos unionistas.
*
As línguas oficiais são o irlandês, a língua celta nativa, e o inglês, que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária. Aprender irlandês é obrigatório no ensino do país, mas o inglês é amplamente usada.
*
A população total da ilha da Irlanda é pouco mais de 6 milhões de habitantes (2006), dos quais 4 239 848 residem na República da Irlanda[14] (1,7 milhões de habitantes residem na Área Metropolitana de Dublin)[15], e 1,7 milhões de habitantes na Irlanda do Norte[16] (600 000 dos quais a residir na Área Metropolitana de Belfast[17] que corresponde à população total das cidades de Belfast, Castlereagh, Carrickfergus e Lisburn).
*
A economia é pequena, moderna e dependente do comércio, com um crescimento médio de uns robustos 9% entre 1995 e 2001. A agricultura, em tempos o setor mais importante, tem agora muito pouca importância quando comparada com a indústria, que é responsável por 40% do PIB, cerca de 80% das exportações e que emprega 28% da força de trabalho.
*

Na cultura irlandesa, destacam-se os escritores Jonathan Swift e Oscar Wilde, para além dos quatro Nobel da Literatura: George Bernard Shaw, W. B. Yeats, Samuel Beckett e Seamus Heaney. Apenas um irlandês ganhou o Nobel da Física, por Ernest Walton, em 1951. Para além desses, também deram contributo William Thompson, importante naturalista, e William Rowan Hamilton, foi um renomado físico e matemático do século XIX.

Uma das mais lotadas áreas de Dublin é o chamado Temple Bar (a antiga área onde é possível encontrar pessoas de todo o mundo) ou em locais diversos como a moderna Thunder Road Cafe. [23]
*

Exemplos de alguns pratos típicos da cozinha irlandesa são o guisado irlandês, e também o toucinho com couve (cozidos juntos). O Boxty é um prato tradicional, que consiste num pastel feito de batata. Em Dublin é muito popular o coddle, que é feito com linguiça de porco cozida. A Irlanda é famosa pelo seu pequeno-almoço irlandês, que é servido principalmente com carne de porco e pode incluir batata frita.

Uma das bebidas mais associadas á Irlanda é o Guinness, que é frequentemente servido em pub's, mas também é popular a Smithwicks.
*
O clima temperado da ilha é modificado pela corrente do Atlântico Norte e é relativamente suave. Os verões raramente são muito quentes, mas é raro fazer muito frio no inverno. A precipitação é muito comum, com até 275 dias de chuva por ano em algumas partes do país.
*

É isso aí, vou me entupir de batatas, ler outros livros do Oscar Wilde fora o The Picture of Dorian Gray, comprar um bote, aprender outras palavras em irlandês que não seja Éire e trabalhar numa fazendinha.
:)

Nenhum comentário: