domingo, 8 de março de 2009

Por partes

POA - SP, SP-MADRI, MADRI -DUB

Ufs, chegamos! Foi duro. Praticamente dois dias de viagem. Saimos de Porto Alegre na sexta de tarde e chegamos em Dublin no sabado as 18h30min (aqui eh tres horas a mais).
Ate SP foi uma viagem tranquila, normal, fora a dor no peito de ter que dar tchau para a familia. Confesso que estava super bem antes de embarcar, mas cai no choro depois... e foi assim boa parte da viagem, ate me acostumar com a ideia de que em seguida vamos nos ver novamente.
*
Em SP Esperamos 4 horas que foram amenizadas com a presenca da Fer, prima do Gui, que com aquele astral invejavel nos fez relaxar e esquecer um pouco da longa viagem que teriamos pela frente.
*

Durma se for capaz
Vai de Iberia? Entao se prepara. 9 horas atravessando o oceano em uma poltrona mais espremida impossivel. O espanhol deles eh terrivel, falam rapido demais, e quando falam ingles fica pior ainda. E a tripulacao nao eh muito simpatica! Mas sobrevivemos! Um cochilo aqui, outro ali...
*

Um capitulo a parte
Confesso que estava com muito medo da imigracao na Espanha. Medo por todos os motivos que ja estamos cansados de saber. Pois eu comprovei e posso dizer hoje, de carteirinha, que a imigracao nao segue uma regra para todos. Sabe porque? Eu passei duas vezes pela imigracao. Sim, duas vezes. Vou contar a historia:
Chegamos e cada um seguiu para um guiche. A fila do Gui andou mais rapido e pude ver ele entregando o passaporte e a mulher carimbando. Ele passou para os fundos. Minha vez. Cheguei no guiche, dei o passaporte e o fiscal perguntou onde eu ia e pediu meu cartao de embarque. Entao comecou a rabiscar as letras e numeros de outro portao por onde eu deveria entrar e me mandou voltar por onde eu tinha entrado. "E agora? O Gui foi pra outro lado."

Dei a volta por tras do guiche, por fora e pude enxergar o Gui me esperando passar. A nossa sorte eh que as paredes lah no aeroporto sao de vidro. Com meu pobre espanhol, perguntei no portao onde ele me mandou entrar se o voo para dublin era por ali e a funcionaria disse que sim. Abanei para o Gui e tentamos conversar entre duas paredes. Ele teria que descer um elevador e pegar um metro! Sim um metro. E eu ficaria ali. Nao entedemos nada. Vi que ele ficou desesperado e que nao ia seguir em frente.

"Passa de novo la, por outro guiche!", era o que eu conseguia entender ele dizer. Na hora nao pensei muito, mas tinha certeza de que se me pegassem tentando passar de novo seria o fim. Mas fui. Tinham varias filas, fui na maior, mais longe do guiche de antes. De canto cuidava pra ver se o cara nao conseguia me ver.
Em outro guiche, uma mulher me chamou, entreguei meu passaporte e as cartas da escola e disse que estava indo estudar em Dublin. Ela sorriu e carimbou meu passaporte...

... Nao preciso explicar o nosso alivio... descemos o elevador e acho que soh voltei a respirar dentro do metro...

*

Uma barreira de nuvens
O voo ateh Dublin foi assustador. Sim, a gente nao relaxou. Chegando perto da ilha foi turbulento e nao se via nada alem de uma espessa barreira de nuvens e mar... mar... mar... Mas chegamos! Pousamos, e o piloto foi aplaudido (acho que tinha mais gente com medo nesse aviao)

:)

Um comentário:

Filipe disse...

Comentário do pai enquanto eu lia sobre a imigração em Madrid: "Ah... coitadinha". Ele repetiu isso umas 10 vezes, ficou apavorado.